Categorias
Imprensa

SENAI CIMATEC produz álcool glicerinado em mais uma ação de combate à Covid-19

Uma comitiva composta pelo vice-governador do Estado, João Leão, pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, o ex-senador Roberto Muniz, os deputados Elmar Nascimento e Eduardo Salles, e o presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos Andrade, visitou, esta semana, o SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, para conhecer a Planta Piloto de produção do álcool glicerinado a 80%.

O produto desenvolvido pelos profissionais do SENAI CIMATEC tem especificação da Organização Mundial de Saúde e trás algumas vantagens em relação ao álcool líquido a 70%. A formulação leva também, em sua composição, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que tem ação bactericida, além de conter glicerina, um excelente umectante que confere proteção à pele.

Para a produção do álcool glicerinado, o SENAI CIMATEC montou, em apenas uma semana no mês de abril, uma pequena fábrica onde inicialmente foram formulados e envasados cerca de 15 mil litros de álcool glicerinado. A meta é chegar a produção de 150 mil litros por mês. Todo o material produzido é doado para hospitais estaduais e municipais, além de posto de saúde e entidades da sociedade civil.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador e já recebeu importantes doações de instituições e empresas como: a UNICA (maior organização representativa do setor de açúcar e álcool do Brasil) que doou o etanol; a OXITENO (empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas) fez a doação da glicerina purificada; a PEROXY BAHIA (líder na produção de peróxido de hidrogênio) doou  o peróxido de hidrogênio; a COCA-COLA que fez doação de garrafas PET para o envase do produto; e a PENHA (fabricante de embalagens de papelão ondulado) com doação de embalagens de papelão.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destacou que as entidades do Sistema FIEB, convictas dos compromissos que têm com a sociedade e o poder público, foram parceiras de primeira hora no enfrentamento da pandemia. Ele reiterou a importância desta rede de apoio e mobilização social e empresarial.

“Contamos desde o primeiro momento com o apoio dos industriais baianos com doações de materiais, insumo e infraestrutura, bem como dos técnicos e especialistas voluntários do Sistema Indústria, para que pudéssemos produzir equipamentos essenciais no combate à pandemia, como máscaras, álcool em gel e realizar a manutenção de respiradores. E tudo isso com a agilidade necessária em situações de calamidade como a que enfrentamos”, complementou Alban.

Empresas que tenham interesse em fazer parte dessa ação podem entrar em contato através do site .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *