Contribua

Imprensa

Túneis de desinfecção são enviados para unidades de Saúde no interior

A Tarde Online

Unidades hospitalares dos municípios de Ribeira do Pombal, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Gandu passam a contar com túneis de desinfecção desenvolvidos pelo Senai-Cimatec. Além deste equipamento, o Governo do Estado, através das secretarias do Planejamento (SEPLAN) e do Desenvolvimento Econômico (SDE), enviou bolhas de contenção, máscaras de TNT e protetores faciais. Agora, 37 unidades de Saúde que atentem pacientes com diagnóstico de Coronavírus, em toda a Bahia, contam com o túnel.

O Hospital Estadual Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, que conta com 12 leitos exclusivos para Covid-19. recebeu um túnel de desinfecção para uso exclusivo dos profissionais de Saúde, devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Já o Hospital Regional de Guanambi recebeu um túnel de desinfecção, duas mil máscaras de TNT, 20 protetores faciais de acrílico e quatro bolhas de contenção. Já o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, foi contemplada com duas mil máscaras de TNT, 20 protetores faciais e quatro bolhas de contenção. A UPA de Gandu, que também atende pacientes com Covid-19, conta agora com duas mil máscaras de TNT, 20 protetores faciais de acrílico e três bolhas de contenção.

“O governo está atuando de forma bastante firme para combater o Coronavírus na Bahia e, para isso, temos enviado de forma sistemática insumos e equipamentos para que todas as unidades que atendem pacientes com Covid-19 estejam abastecidas para prestar um atendimento de qualidade”, pontuou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os túneis de desinfecção do Senai-Cimatec foram desenvolvidos para ampliar a proteção dos profissionais que estão na linha de frente, atendendo pacientes com a Covid-19.” Eles passam pelo equipamento no momento em que vão se desparamentar dos seus EPIs. O Governo do Estado está atuando de forma contundente para evitar a contaminação destes profissionais que tanto têm se dedicado para salvar vidas”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Sobre os túneis de desinfecção – Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

As outras unidades de saúde onde o equipamento já está instalado são: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, UPA de Juazeiro, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira, Santa Clara e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho e de Base, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Regional de Juazeiro, Amec (Camacã), Geral do Oeste (Barreiras), São Pedro (Remanso), Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê), Regional Vincentina Goulart (Jacobina), municipais de Serrinha e Amargosa, além dos hospitais de campanha de Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim.