Contribua

Reparo de bombas de infusão de UTIs

Objetivo

Em mais uma ação de combate à COVID-19, o SENAI CIMATEC está realizando a manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador. A iniciativa é fruto de uma parceria do SENAI CIMATEC com o Governo da Bahia e a empresa alemã de dispositivos médicos e farmacêuticos B.Braun.

Em uma semana de trabalho, a equipe de técnicos e engenheiros do SENAI CIMATEC pretende recuperar 100 bombas de infusão. Desse primeiro lote, 72 já foram reparadas e entregues ao Hospital.

A bomba de infusão é um aparelho médico-hospitalar indispensável nas UTIs. É através dela que é feita a introdução de medicamentos e alimentos pela veia do paciente. Cada leito de UTI necessita de quatro dessas bombas. Os equipamentos estavam fora de uso desde 2014, quando o Hospital Espanhol deixou de funcionar.
O gerente Executivo do SENAI CIMATEC, André Oliveira, ressaltou que a fabricante B.Braun disponibilizou rapidamente as peças de reposição que foram trazidas do Rio de Janeiro. Ele explica como funciona o processo de manutenção. “Inicialmente é realizada a desinfecção e triagem, para identificação dos defeitos. A etapa seguinte é a substituição das peças necessárias e reparos, por fim a montagem e calibração, para depois fazer uma nova desinfecção antes de embalar”, ressalta Oliveira, ao acrescentar que o hospital realiza uma nova desinfecção ao receber cada bomba de infusão.