Contribua

Testes para diagnóstico da COVID-19

Objetivo

O SENAI CIMATEC passou a realizar, em abril, exames de PCR em trabalhadores da indústria que apresentem sintomas da COVID-19. Serão feitos, ao todo, 13. 800 exames.

A iniciativa é realizada em parceria com o SESI, que vai até as empresas interessadas, na capital e no interior do estado, e faz a coleta de material oral e nasal no trabalhador sintomático.

Em seguida, o conteúdo é levado para o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde, no SENAI CIMATEC, onde foi montado um Laboratório de Diagnóstico Molecular exclusivo para testes da COVID-19. Lá, as amostras são processadas (etapas de extração, amplificação e diagnóstico). Os resultados são emitidos em cerca de quatro horas após recebimento das amostras.

“Montamos aqui um laboratório nível de segurança NB2, ou seja, com condições adequadas para trabalho com amostras infecciosas, para realizar este teste, que é o que vem sendo feito em todos os laboratórios de referência do país, a exemplo do Lacen”, explica a gestora do ISI em Sistemas Avançados em Saúde do CIMATEC, Cleide Guedes.