SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL E IMPACTOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Essa nota técnica, elaborada no dia 01/03/2021, mostra a situação de momento da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Publicação site coronovidas (Prof. Moret)

Nota técnica apresenta estudos de tendências da pandemia no início de 2020, comparando dados na China, Estados Unidos (e em algumas cidades em específico como Seatle e Nova York) e Brasil na época. Demonstrando a aceleração que a o COVID-19 tem e a importância de ações rápidas governamentais para sua contenção.

Publicação nos correios Prof. Valter de Senna

Reportagem apresenta estudo do início da pandemia no Brasil, demonstrando aspectos importantes da necessidade de achatamento da curva, trazendo casos no mundo para abrir discussão sobre o assunto

Prognósticos matemáticos para o Brasil na COVID-19

Nota técnica apresenta a situação da pandemia em cada unidade da federação e em suas capitais, com a respectiva estimativa da taxa de transmissão do vírus em função do tempo, que permite avaliar como variou o grau de isolamento social, e o número de reprodução básico Rt com dados até fim de junho/2020. Os valores obtidos mostram que, na maior parte dos estados, estávamos em fase de expansão da pandemia. O estudo ainda está em evolução com a atualização contínua dos dados.

Game educativo covid

COVID19-Overcoming é um jogo ambientado em uma cidade fictícia onde está ocorrendo uma epidemia da doença COVID-19. O personagem principal do jogo é um médico que luta para conscientizar a população dos cuidados que deve tomar para não contrair a doença, ao mesmo tempo que tenta salvar seus pacientes, no hospital onde trabalha, ajudar seus amigos e proteger sua família e a si mesmo da contaminação pelo coronavírus. A trama ainda inclui um dono de fábrica inescrupuloso que obriga seus funcionários, mesmo doentes, a trabalhar. O jogo está disponível para Windows, macOS e Linux e Android.

Letter na Science (Profs. Moret, Aloisio e Murari)

Pesquisa mostrou a eficiência das medidas adotadas pelo estado da Bahia e pelo município de Salvador no início da pandemia.

 O estudo “O efeito das restrições de viagem na propagação do novo surto de coronavírus de 2019 (Covid-19)”, publicado como e-letter no no site da revista Science, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC. A publicação revelou que medidas adotadas na capital e no interior do estado da Bahia, no início da pandemia, diminuíram a quantidade de indivíduos infectados em relação a outras cidades de grande porte do país.

A pesquisa trata da diminuição do contágio de Covid-19 a partir de medidas adotadas por parte dos prefeitos e governadores do país. De acordo com o estudo, a Bahia apresentou menor proporção de indivíduos infectados (0,4%) que outros estados, como São Paulo (3.3%), Rio de Janeiro (3.35%), Ceará (4.46%), Pernambuco (3%), Pará (5.05%) e Amazonas (10.6%).

“Publicar na Science é algo muito difícil, por ser uma das melhores revistas científicas do mundo. Este feito ratifica o CIMATEC como um importante centro de pesquisa, que publica bem mais de cem trabalhos (entre artigos, livros e letters) por ano”, comemora o professor doutor do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Marcelo Moret.

O grupo de pesquisadores brasileiros é formado por engenheiros, biólogos, físicos e um economista. O trabalho de pesquisa é liderado pelo SENAI CIMATEC em parceria com outras instituições, como UnB, UFJS, e UNIFESP. Outro resultado relevante do grupo foi ter publicado uma nota técnica, em abril, utilizada por prefeitos de Minas Gerais para manter e/ou fortalecer as barreiras sanitárias da região de Tiradentes. “O trabalho reforça a importância de se manter o isolamento social e diminuir a mobilidade entre municípios”, enfatiza o professor Moret.